2017/05/12

Ubuntu, SUSE e Fedora vão estar na Windows Store


O inferno não congelou, mas muitos considerarão que deve estar bem fresquinho. Depois da aproximação da MS ao Linux, eis que também o Ubuntu, SUSE Linux e Fedora irão estar disponíveis através da Windows Store.

Como se pode imaginar esta medida não pretende dar aos utilizadores a oportunidade de trocarem o Windows 10 por uma destas distribuições Linux, mas sim facilitar a sua instalação e execução num ambiente virtualizado dentro do próprio Windows. Posto de outro modo, qualquer utilizador de longa data curioso em se aventurar no Linux poderá fazê-lo com apenas um clique e sem recear "estragar" o seu computador com um sistema que desconhece (e sem ter que recorrer a live CDs ou criar manualmente uma máquina virtual para o efeito).

De referir que estamos a falar do interface de linha de comandos (Bash) de cada uma destas variedades de Linux e não todo o ambiente gráfico que a maioria dos utilizadores lhes poderá associar; pelo que as opções acima referidas de se utilizar o live CD ou uma máquina virtual para uma instalação destes linux com os respectivos ambientes gráficos continuarão a ser válidas.

Para se ter acesso a estes Ubuntu, SUSE Linux e Fedora na Windows Store, será necessário activar o modo de Developer no Windows e também o Windows Subsystem for Linux. Afinal... ainda não é bem um "simples clique". :)

1 comentário: