2017/06/23

Apps iOS aumentaram 1000% de tamanho em 4 anos


Instalar as dez apps mais populares no iOS era algo que em 2013 implicava ter 200MB livres; quatro anos mais tarde, instalar essas mesmas apps obriga a ter 2GB de espaço livre.

A maioria dos utilizadores já terá reparado que o espaço livre no seu smartphone está sempre a diminuir, e embora isso muitas vezes se deva à quantidade de fotos e vídeos que vamos acumulando (podem sempre mandar tudo para o iCloud ou Google Photos) também se pode atribuir parte da culpa às próprias apps. Um estudo revela que as 10 apps mais populares para iOS aumentaram 1000% de tamanho em apenas quatro anos, e isso é bastante revelador.


Apps como o Snapchat, que ocupavam apenas 4MB(!) em 2013 ocupam agora mais de 200MB, tendo aumentado de tamanho mais de 51 vezes; e o caso repete-se para muitas outras, que mesmo tendo crescido em menor proporção, podem chegar a ocupar ainda mais espaço. Por exemplo, veja-se o caso da app do Facebook, que em 2013 ocupava 32MB, e actualmente cresceu para uns gigantescos 388MB (e isto sem considerar que o Messenger tem agora uma app separada, que também já representa mais de 260MB, ou o Facebook Pages para gestão das páginas, com 366MB!) Só para apps do Facebook já é quase 1GB...


O Gmail também é outro dos casos com aumentos inexplicáveis, numa única actualização em Novembro do ano passado a app passou de 41MB para 197MB, ocupando actualmente 288MB (para uma app que se deveria limitar a mostrar emails, dá que pensar porque precisará de ocupar tanto espaço).

Não será por acaso que no iOS 11 teremos uma funcionalidade que permitirá libertar espaço "suspendendo" apps que não se utilizem há muito (apagando as apps mas mantendo os dados, para que se possa voltar a utilizá-las como se nada se tivesse passado). É que a este ritmo de crescimento, daqui por mais quatro anos começará a ser difícil encontrar apps com menos de 1GB... ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)