2017/06/25

ESA quer redes 5G via satélite


A corrida pelo domínio da internet via satélite já começou, com empresas como a SpaceX e OneWeb a quererem criar uma rede de internet no espaço com milhares de satélites, e também a ESA quer estar presenta na corrida promovendo o "5G" via satélite.

A iniciativa Satellite for 5G resulta de uma parceria com 16 empresas europeias da área, e pretende demonstrar que a aposta numa rede de satélites para servir de infraestrutura base à futura rede 5G poderá ser uma melhor solução que a infraestrutura tradicional no solo.

Uma coisa é certa, com cobertura via satélite, poderíamos ter uma cobertura global sem preocupações de se estar numa determinada zona, e ao mesmo tempo abrindo todo um número de novas aplicações a nível de comunicações de automóveis (potencialmente autónomos), aviões, navios, etc. que actualmente ficam bastante mais limitados quando estão em locais sem cobertura das redes móveis. Seria também uma excelente forma de garantir as comunicações mesmo em casos de desastres naturais (ou não) que pudessem ter destruído a infraestrutura no solo - por exemplo, no caso de incêndios, ou até mesmo em cenários de guerra, as pessoas poderiam manter-se em contacto com o resto do mundo.

Infelizmente, não parecem haver planos concretos para que este 5G via satélite arranque. Ao longo dos próximos anos irão sendo feitos testes... pelo que por agora teremos que continuar dependentes das antenas no solo e das zonas de cobertura.

1 comentário:

  1. Boa tarde ,

    Temos mesmo na Europa de dar corda aos sapatos em várias áreas, mas claro que nas comunicações é imprescindível que nos mantenhamos na vanguarda se nos quisermos afirmar como uma potencia que o somos de direito .

    ResponderEliminar