2017/06/05

Falha no Google Home deixou utilizadores sem resposta


O Google Home pode ser uma excelente ferramenta que nos coloca o poder do Google Assistant em nossas casas; mas por outro lado também nos pode alertar para os riscos da dependência excessiva na cloud - com uma falha no serviço a ter deixado os Google Home sem resposta

Um problema fez com que muitos utilizadores do Google Home ficassem sem acesso ao serviço, nalguns casos por vários dias. Qualquer tentativa de falar com o Google Home resultava numa resposta de que tinha havido um problema, e para se tentar mais tarde; embora o serviço do Google Assistant continuasse a funcionar sem problemas noutros dispositivos.

Para quem tivesse o seu Google Home configurado para controlar as coisas em sua casa, este exemplo vem relembrar para os perigos da dependência exagerada de serviços que estão na cloud. Por exemplo, se tivessem lâmpadas sem interruptores locais, que só poderiam ser acedidas através de comandos de voz dados ao Google Home, deixariam de as poder acender ou apagar (não é provável, uma vez que quase de certeza teriam uma app dedicada para fazer o seu controlo; mas serve como exemplo).

Embora ninguém negue as vantagens que o Google Home e Google Assistant possam trazer às nossas casa, importará ter consciência de que essas vantagens só existem se tivermos uma ligação à internet e o serviço do lado da Google estiver a funcionar a 100%... caso contrário... lá se vai a inteligência toda do sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)