2017/06/02

MSI faz RAID 0 com dois SSD M.2 para chegar aos 7.2GBps


Quem procurar o máximo de velocidade para o seu "disco" interno vai querer seguramente espreitar esta nova placa da MSI que junta dois SSDs M.2 em RAID 0 para velocidades de transferência de 7.2GB por segundo!

Os discos de outros tempos deram lugar aos SSDs SATA, e a evolução destes rapidamente atingiu e superou as velocidades possibilitadas por esse interface, levando à criação dos SSDs M.2. Enquanto que um disco com interface SATA3 ficará limitado a velocidades máximas efectivas de cerca de 600MB/s, um M.2 com PCIe 2.0 x4 eleva esse valor para os 1.6GB/s (e 3.9GB/s nos PCIe 3.0 x4). Mas já sabemos que há sempre quem queira mais e melhor... e a MSI criou uma placa que muitos gostariam de ter nos seus PCs...

Para quem quiser ainda mais velocidade, a MSI criou uma placa PCIe 3.0 x8 que coloca dois SSDs M.2 em RAID 0, permitindo atingir velocidades de 7.2GB/s!

O RAID 0 já é bem conhecido de todos os que procuram aumentar a velocidade dos seus discos, pois divide a escrita e leitura de informação por dois (ou mais) discos, praticamente duplicando a velocidade de transferência com a duplicação do número de discos - mas com o risco de que uma avaria num único disco torne toda a informação ilegível. No caso desta placa da MSI, a marca parece fazer todos os possíveis para garantir a longevidade dos SSDs M.2, não faltando sequer uma ventoinha para manter a temperatura sob controlo.

Infelizmente a MSI só vai disponibilizar esta placa como opção para quem comprar os computadores da marca; mas não me parece difícil imaginar que, se a MSI não o fizer, em breve surgirão outros fabricantes a disponibilizar placas idênticas. E já agora... que tal uma versão para 4 SSDs M.2 em RAID 0, com interface x16, e que possibilitasse velocidades máximas teóricas de até 32GB/s? :)

1 comentário:

  1. A Gigabyte tem uma motherboard que permite 3 SSD M.2 em Raid 0. http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5482#sp

    ResponderEliminar