2017/06/09

Samsung lança monitor QLED curvo de 49" com HDR


Depois de popularizar os Quantum Dots nos seus televisores LCD, a Samsung aplica-os aos seus monitores para jogos, incluindo um monitor ultra-panorâmico curvo de 49" a que ninguém ficará indiferente.

Os fãs dos monitores ultra-panorâmicos vão ter mais alguns modelos da Samsung para colocar na lista de desejos. A Samsung revelou três novos monitores QLED com HDR, e onde o destaque vai para o modelo CHG90 de 49", com ecrã curvo (1800R) ultra-panorâmico (32:9) e resolução de 3840x1080 pixeis. Este monitor, tal como os outros dois mais pequenos (27" e 32" - de 2560x1440), também suporta o mais recente sistema FreeSync 2, e suporta refresh rates de até 144Hz.

Embora o departamento de marketing da Samsung tenha feito um excelente trabalho ao designar a sua tecnologia dos Quantum Dots de QLED, há que ter em conta que não estamos a falar de ecrãs OLED. Estes monitores continuam a usar painéis LCD, com a diferenças de que usam nanopartículas (os quantum dots) que permitem ter uma gama de cores alargada face aos painéis LCD tradicionais. Foi a solução utilizada pela Samsung para se aproximar dos ecrãs OLED enquanto não tem capacidade de resposta no segmento dos televisores para fazer frente aos modelos da LG.

Seja como for, neste caso até acaba por ser uma solução mais adequada para os monitores, já que a apresentação de conteúdos estáticos não é muito recomendada para os ecrãs OLED, e um destes "QLED" dá maior tranquilidade em termos de eventuais problemas de retenção de imagens a médio e longo prazo.

O maior problema é que a Samsung se faz pagar bem pelo acesso a estas novidades, com estes monitores a terem preços de $599 e $699 para os pequenos, e $1499 para o modelo curvo de 49".

1 comentário: