2017/07/16

Airbus explora cabines modulares para os aviões


Muitas companhias aéreas têm apostado em cabines mais confortáveis para atraírem passageiros, e a Airbus está a trabalhar num sistema que poderá permitir a personalização do avião de voo para voo.

Que vos parece a ideia de num voo maioritariamente ocupado por executivos se pudesse ter uma sala de reuniões a bordo do avião, mas no voo seguinte, para um destino de férias, essa sala de reunião fosse trocada por um verdadeiro parque infantil para entreter as crianças? Isso e muito mais será possível caso o conceito de cabines modulares da Airbus se venha a tornar realidade.

O que a Airbus está a fazer é adaptar o sistema já utilizado dos contentores de carga modulares, concebidos para maximizar o volume de carga da forma mais eficiente possível, e adaptá-lo à parte superior, na cabine dos passageiros. Em vez de se ter apenas um único espaço estático definido na compra do avião, este sistema permitiria que a companhia aérea tivesse uma maior versatilidade, podendo adaptar o avião em função das necessidades, escolhendo e instalando os módulos necessários para cada voo, numa operação que demoraria apenas uma hora.

O maior problema, parece-me, é a de que a maioria das pessoas tem estado cada vez mais interessada nos voos de baixo custo, pelo que não penso que este conceito modular vá ser adoptado a curto prazo. Dito isto... face à revolução dos transportes que os veículos autónomos vão trazer (e não me refiro apenas aos automóveis de passageiros, mas também aos camiões, navios e toda a cadeia logística de transportes)... será praticamente inevitável que também a aviação se tenha que reajustar - e aí, coisas como estas poderão vir a ser cada vez mais apetecíveis para as empresas... e para os passageiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)