2017/07/02

Cria um avisador musical via Internet com um ESP8266


Os super económicos e versáteis ESP8266 continuam a ser um dos módulos favoritos para todo o tipo de projectos, e hoje trago-vos um que explica como construir uma coluna capaz de reproduzir musicas e/ou avisos em resposta a todo o tipo de coisas que possam acontecer, via internet.

Que vos parece a ideia de tocar um pequeno mp3 triunfante de cada vez que alguém faz um retweet de algo que escreveram num twitter, ou de tocar uma música especial ou mensagem sonora de alerta quando recebem um email de alguém importante ou que contenha alguma palavra específica no assunto? Ou ainda, música adequada para o caso de chover/estar no sol no dia seguinte, ou mil e uma outras possibilidades?

É algo bastante mais simples do que possa parecer, e pode ser feito com um pequeno ESP8266 a alimentar uma coluna de som e com ajuda do IFTTT.

Para além de servir como um excelente projecto para quem se quiser iniciar nestas coisas, pode também ser um presente ideal para dar aos pais, avós, namoradas(os), etc. pré-programando-os com algumas mensagens adequadas, que depois poderão activar remotamente como forma de lhes dizer qualquer coisa... nem que seja apenas para lhes relembrar que estão a pensar neles (ou algo de ordem mais prática como: "vai ver o email que acabei de te mandar!". :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)