2017/07/30

Lumos é uma lâmpada RGB que se ajusta à rotina de cada pessoa


Quem é fã da iluminação adaptativa que é capaz de gerar luz branca "azulada" durante o dia, mas "amarela" à noite para não interferir com o sono, vai gostar desta Lumos que leva este conceito ao extremo usando um Raspberry Pi Zero e um Arduino.

Usar iluminação capaz de mudar entre luz branca fria/quente num horário pré-determinado, ou que até acompanhe o por do sol ao longo do ano, é algo que pode ser feito com extrema facilidade. No entanto, este Lumos chega-nos com algumas particularidades interessantes.

Quem olhar para o Lumos pode achá-lo demasiado complexo para simplesmente ajustar a tonalidade da luz: não só temos um Arduino para fazer o controlo dos LEDs RGB e poder adoptar qualquer tonalidade pretendida (nada nos obriga a ficar apenas pelo branco quente/frio), como também temos um Raspberry Pi Zero.


Mas todo esse hardware é explicado quando se olha para as capacidades deste Lumos, que não se limita a ajustar a tonalidade em horários pré-definidos, mas é também capaz de detectar e se ajustar às rotinas de cada pessoa de forma individual, através da detecção da proximidade do seu smartphone, via Bluetooth. A ideia é que o Lumos seja colocado perto da cama, e ao longo das duas primeiras semanas irá funcionar com base no horário pré-programado, mas em simultâneo vai analisando os padrões do utilizador, de quando se deita e quando se levanta.

Depois de recolhida essa informação, o Lumos passará a ajustar os seus ciclos de luminosidade e cor em função do que o utilizador fez...

Pessoalmente, acho que talvez fosse possível fazer-se tudo usando um ESP8266 com um módulo bluetooth, mas por outro lado, a utilização de um Raspberry Pi e um Arduino faz com que, para efeitos educacionais, até seja mais interessante explorar esta solução, que também abre as portas a modificações bastante mais potentes e versáteis para outras ideias e projectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)