2017/07/13

Módulos Sonoff em promoção


Quem quer quer dar um pouco de inteligência à sua casa sem gastar muito dinheiro já conhecerá certamente os módulos Sonoff de baixo custo, mas esse custo fica ainda mais reduzido com esta promoção permitindo controlar remotamente tomadas, lâmpadas e outros aparelhos por valores que começam abaixo dos 5 euros.

Um dos grandes problemas das "casas inteligentes" é que normalmente isso está associado a um custo relativamente elevado. Felizmente, nos últimos anos há uma marca que se tem esforçado por criar módulos a custo extremamente reduzido: a Sonoff - que actualmente está a fazer uma promoção que os torna ainda mais acessíveis usando o código de desconto BGSONOFF.


Se noutros sistemas estamos habituados a ver módulos de controlo a custar 50 euros (ou até mais de uma centena), aqui encontramos tomadas inteligentes por apenas 10 euros; módulos de controlo para lâmpadas ou outros circuitos por 4 euros(!); módulos de controlo com medição de consumos por 8 euros; ou ainda interruptores inteligentes touch de parede por 10 euros. Existem também módulos duplos e quadruplos (por 15 euros), ideais para controlo de múltiplos canais simultâneos de forma independente, e também módulos para sensores de temperatura e humidade.

Para além destes módulos poderem ser usados tal como estão usando-se a app e software deles (que conta com integração com Alexa da Amazon e Nest, entre outros), uma das grandes vantagens destes módulos é que a própria marca até facilita o trabalho de os regravar com firmwares alternativos, de modo a que possam ser usados com outros sistemas (como o OpenHAB ou Home Assistant).

Posto de outra forma... pelo preço de dois ou três módulos de outras marcas e sistemas, conseguem praticamente automatizar toda a vossa casa usando estes módulos Sonoff.

32 comentários:

  1. Algum artigo de como usar estes equipamentos para leigos?

    ResponderEliminar
  2. Faltam os interruptores duplos... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... infelizmente também era precisamente esses que eu mais queria (duplos e triplos). Temos que aguardar mais um pouco a ver se aparecem.

      Eliminar
    2. existirão outros de outras marcas igualmente recomendáveis?

      Eliminar
  3. Eu tenho esses módulos em casa com firmware alterado (ESP-Easy) e configurados o Domoticz. Internamente usam um ESP8266 e com pouco trabalho é fácil alterar para usar algo mais configurável sem chinesisses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso traduzido quer dizer o quê?

      Eliminar
    2. Era o que referia no artigo: quem não quiser usar os módulos com a app e serviço deles, pode alterar com facilidade o firmware para serem utilizados com outros sistemas (em último caso, até podem ser programados à medida do próprio utilizador - fica mais barato comprar um destes módulos do que fazê-lo de raiz. :)

      Eliminar
    3. Fiquei interessado nestes produtos. E saber que existe a possibilidade de colocar firmwares alterados, é muito bom pois nos dias de hoje isto estar ligado a uma cloud que pode ser "manhosa" ainda por cima para dispositivos IoT não me inspira muita confiança. Acho que vou ter de me informar sobre esse ESP-Easy e Domoticz. Obrigado pela partilha já agora!

      Eliminar
    4. Para quem está interessado em pesquisar estas duas possiblidades aqui fica:
      http://domoticz.com/
      https://www.letscontrolit.com/

      Já sou utilizador assíduo desde 2014 do domoticz, e posteriormente do espeasy.

      deixo aqui uma possível colaboração na revisão da tradução do software(domoticz) pois traduzi para PT mas podem existir alguns termos não corretos.

      em relação aos modulos esp8266 posso referir que são uma boa ferramenta, tenho colocado vários sensores pela casa, incluído o controlo de rega, e o controlo de aquecimento do piso radiante (software próprio), digamos que não percebo muito mas sou curioso :)

      Eliminar
    5. Boas, podes me dar umas luzes de como fizeste para o piso radiante?

      estou a construir casa e tenho interesse nisso.

      Eliminar
    6. não sei se te referes a toda a construção do piso radiante mas posso dizer que tudo foi construido de raiz por mim e meu pai, desde a colocação do roofmate de isolamento, colocação da malhasol para enrolar os tubos, ligação ao coletor, e painel solar caseiro com 600m de tubo preto (na vertical).
      referente ao modulo, desenhei um circuito impresso e passei-a para a placa de baclite, utilizei um modulo wemos d1 mini, com relé, e mais 2 sensores de temperatura Ds18b20:
      - webinterface
      - comparam as temperaturas entre sensores
      - possivel aumentar/diminuir diferença de temperatura para acionar o relé
      - indicação do estado do relé
      - switch para modo verão/inverno ( inverno trabalha de dia, de verão à noite)
      - indicação do estado do switch
      - possibilidade de reportar para o domoticz.
      - autenticação para aceder.

      Eliminar
    7. é preciso atenção na construção do sistema, pois em casos de painéis de alto rendimento terá que ser utilizado vasos de expansão por segurança.

      Eliminar
    8. O piso radiante que vou instalar é eléctrico, dai o meu interesse ser mesmo no sistema de controle.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Aqui está on. Vê se não será o adblocker a bloquear o redireccionamento...

      Eliminar
  5. Era isso mesmo, não tinha reparado.
    Diz-me uma coisa por favor, tenho uma central de alarme powermax que era da pt, tenho ligado a ela 4 sensores e um de fumo.
    Queria ter luzes a ligar automaticamente/estores eléctricos, que modulos teria que comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para as luzes podem ser destes. Para os estores estes não são os mais adequados (poderiam ser adaptados, mas obrigar-te a andar a mexer no firmware e fazer modificações)... provavelmente ficas melhor servido com módulos de estore Z-Wave (são mais caros, mas é "pronto a usar")

      Eliminar
    2. eu penso que a powermax tem a possibilidade de interagir com X10 atraves de um modulo, no entanto como utilizado do protocolo x10 posso te dizer que às vezes não corre muito bem pois este utilizam comunicação powerline no qual sofrem algumas interferencias, posso dar um exemplo do que sofro às vezes, desde desligar os dijuntores 1 a 1 para ver onde está a interferencia que não faz abrir os meus estores, normalmente é um transformador que faz tal coisa.
      Conseguires fazer o que queres diretamente pela powermax penso que só com x10, mas existem alternativas como o ZWAVE e RF433mhz( rflink ou rfxcom), nestes casos terás que ter um software controlador (domoticz, etc) para acionar os modulos e interagir com o alarme.
      para tudo é necessario ler muito :)

      deixo aqui uma referencia ao modulo que permite ler sinais rf
      http://www.nemcon.nl/blog2/2015/07/devlist

      Eliminar
    3. de referir que o ZWAVE é o protocolo que tem mais interesse porque comunicam entre eles (tipo nodo)que fazem aumentar a cobertura e transmitem o feedback do status do aparelho.

      Eliminar
  6. Os meus sonoff chegaram hoje a casa depois de uma mesma parados na alfândega.

    Comprei um TH16 com sensor de humidade e temperatura, o POW que mede o consumo eléctrico e o 4CH tudo para testar para futuramente fazer a instalação eléctrica da casa que ando a construir, de modo a nao gastar muito e ficar bem servido.

    ResponderEliminar
  7. Comprei o interruptor de parede mas só ao tentar montar me apercebi que é necessário ter fio neutro para ligar à tomada mas só tenho 2 fios na parede. Nunca vou conseguir usar o interruptor :S

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde Carlos,

    Estes modulos Sonoff permitem o controlo de abertura e fecho dos estores? (A minha situação é a seguinte: Em cada estore, tenho um modulo de 2 teclas cima/baixo para controlar a abertura e fecho dos estores).

    Com o Sonoff e sem desativar essas teclas é possivel controlar os estores através do Sonoff / Telemovel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, mas terias que usar um módulo de 2 ou 4 canais (para um estore ou dois respectivamente), usando quer o modo "exclusivo" deles (em que só se activa uma saída de cada vez, pelo que quando carregares noutra tecla desactiva as outras), ou usando um firmware alterado, tipo Tasmota. De qualquer forma, seria recomendável usar módulos criados especificamente para o controlo de estores, com protecções de hardware contra a possibilidade de ligar ambas as saidas simultaneamente.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta.
      Podes indicar outras alternativas mais adequadas, referências ou links dos produtos que seriam mais recomendáveis a este tipo de utilizações?
      Sendo que como referi priveligio manter os interruptores duplos de controlo locais, adicionando apenas o controlo dentro e fora de casa de forma automática e controlada por smartphone.

      Eliminar
    3. Pesquisa shelly2, módulos WiFi porteiros.

      Eliminar
    4. Vai depender bastante do nível de "hacking" que quiseres fazer. Tens coisas como as que o José Dias indicou (módulos Shelly2, prontos a usar); tens projectos que estão a ser feitos cá em Portugal com módulos "faça-você-mesmo", para quem não tiver receio de meter a "mão na solda". :)

      Eliminar
    5. Obrigado pelas sugestões.
      De facto os Shelly2 parecem uma solução interessante de plug and play por cerca de 35/40€ por módulo (Não encontrei mais barato que isso).

      Quando ao meter a mão na solta, isso também poderia considerar não tenho grandes problemas com isso.
      Podes indicar esses projetos que falas para analisar a complexidade e se compensa em termos de investimento e dificuldade comparado com as soluções do género da Shelly e Fibaro.

      Eliminar
    6. Junta-te ao grupo do movimento Maker no FB:
      https://www.facebook.com/groups/MovimentoMakerPortugal/?ref=group_header
      O Bruno Horta tem feito e disponibilizado lá uns módulos open-source muito interessante. :)

      Eliminar