2017/07/21

Motion Stills chega finalmente ao Android

Depois de uma espera bastante prolongada, a Google lança finalmente a app de estabilização de vídeos Motion Stills para Android, trazendo para a sua plataforma algumas das funcionalidades que há muito são apreciadas pelos utilizadores no iOS.

No iOS, o Motion Stills ganhou popularidade ao transformar Live Photos banais em autênticas obras de arte que parecem saídas de uma grande produção de Hollywood, recorrendo a complexos sistemas de estabilização de imagem, e que ao longo do tempo tem sido melhorada cada vez mais, até podendo sobrepor texto que acompanhada as imagens em movimento.



Embora no Android não se tenham Live Photos como no iOS, este Motion Stills para Android dedica-se exclusivamente aos vídeos, simulando as fotos animadas com clips de vídeo com a mesma duração de 3 segundos; mas também podendo servir para fazer vídeos acelerados "hyperlapse". Por trás de tudo isto, temos também muita inteligência e trabalho, que recorre à informação dos sensores para detectar a movimentação do smartphone durante a gravação, e usando esses dados para auxiliar na estabilização do vídeo de forma mais eficiente, que depois é feita pelo GPU em tempo real.

Nada como experimentarem para verem o que se pode fazer com este Motion Stills... mas seguramente muitos vão ficar intrigados quanto ao motivo para que no Android a Google tenha optado por se manter fiel aos clips de 3 segundos... já que seria uma excelente forma de diferenciação permitir que na sua plataforma se pudessem ter motion sills de maior duração, já que noutras funcionalidades - como a sobreposição de texto - ainda não acompanha a versão para iOS.

1 comentário: