2017/07/05

Photobucket passa a exigir $399/ano a clientes que queiram mostrar fotos noutros sites


O Photobucket parece querer ficar na História como um dos serviços mais odiados de sempre, tendo mudados os termos de utilização do serviço e agora exigindo $399 por ano a quem quiser continuar a mostrar as suas fotos noutros sites.

A confiança em serviços na cloud é sempre algo arriscado, pois a qualquer momento o serviço pode decidir mudar as regras como bem entender, e desta vez é o Photobucket a fazê-lo. O Photobucket está longe dos seus tempos áureos, mas ainda era um serviço bastante utilizado para alojamento de fotos, para quem as quisesse mostrar em fóruns, blogs, assim como sites de vendas como o Ebay, Amazon, e outros.

O problema é que o serviço, sem dar qualquer aviso prévio, decidiu impedir a apresentação das fotos em sites externos, a não ser que os utilizadores subscrevam o serviço premium que custa $399 por ano. Ora... facilmente se pode imaginar que todos os utilizadores que usam o serviço há anos e lá têm guardadas dezenas de milhares de fotos e imagens - que agora desapareceram de todos os sites onde deveriam estar visíveis - não estão nada satisfeitos com esta alteração, indo ao ponto de a considerarem uma verdadeira extorsão.

Seja oficialmente considerado extorsão ou não, penso que, mesmo que o Photobucket venha a reconsiderar e recuar na sua posição, os danos já estarão feitos e dificilmente reconquistarão a confiança de qualquer utilizador... tanto dos novos como, principalmente, dos que se sentiram completamente traídos por esta medida.

3 comentários:

  1. Quem não se lembra do famoso site imageshack, onde tiveram uma atitude semelhante e deixaram milhares de sites arruinados.

    Inclusive, pedi na altura para me deixarem copiar as fotos que tinha na minha conta. Até hoje não as conseguiram recuperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofri esse pesadelo da ImageShack na "pele"...

      Foi um dos maiores golpes de sempre na minha "confiança" no que respeita ao conceito de web... :/

      Eliminar
  2. Anónimo6/7/17 02:42

    Já apaguei a conta. Também não estava já a fazer grande coisa que o google photos não faça.

    ResponderEliminar