2017/07/01

Portal em ARKit transporta-nos para mundo virtual


Diariamente continuam a aparecer exemplos da utilização do ARKit do iOS 11, e em todos eles continua a ser fascinante ver a qualidade do tracking, essencial para dar um aspecto real aos elementos virtuais.

O exemplo que se segue mostra como o ARKit pode ser usado para criar um "portal" para outra dimensão na nossa realidade, e que visto pelo ecrã de um iPhone ou iPad, adquire um realismo impressionante.

De referir que ao contrário de outras soluções de realidade aumentada, aqui não se está a usar nenhum marcador físico, mas apenas a utilização da imagem em tempo real para se inferir a localização e geometria básica do local onde estamos.


Este é apenas um exemplo feito em poucos dias/semanas de trabalho... Imagine-se o tipo de coisa que se poderá fazer daqui por mais alguns meses ou anos (e entretanto, não seria descabido a Apple fazer chegar ao mercado uns óculos AR/VR, e já teria todo este catálogo de apps AR/VR prontas a tirar partido disso.)

3 comentários:

  1. E quando muita gente pensava que já se lhes tinha acabado o gás, surge uma nova revolução silenciosa por parte da Apple!

    ResponderEliminar
  2. Não estou a ver é como seria o resultado disso em AR porque esse mundo do portal é mais tipo vr...

    ResponderEliminar
  3. Outros demos AR que vale a pena ver:

    https://www.youtube.com/watch?v=aHawRiRE5Wo
    https://www.youtube.com/watch?v=JQvwrGePd7Q
    https://www.youtube.com/watch?v=wSAk_MdbIfw

    ResponderEliminar