2017/07/11

Testa a velocidade de um site com o Test my Site da Google


Ter um site rápido é um elemento fundamental para quem deseje estar presente na web, e a Google dá uma ajuda a avaliar esse desempenho com o Test my Site.

A velocidade de acesso à internet e dos equipamentos móveis pode ter acelerado consideravelmente nos últimos anos, mas a paciência dos utilizadores reduziu-se de forma inversamente proporcional. Num mundo com smartphones velozes e redes 4G, todo e cada segundo que se passe à espera de ver uma página surgir no ecrã torna-se ainda mais desesperante.

Embora não faltem ferramentas para avaliar a velocidade de sites, há quem ainda dê prioridade ao que pensa a Google, já que também isso contribuirá para potencialmente se ter uma melhor classificação nos resultados do seu motor de pesquisa. Daí os web developers, ou meros curiosos, poderem querer dar um salto ao Test my Site, para avaliarem os seus sites, ou quaisquer outros que desejem testar.

A versão mobile do Aberto até de Madrugada até obteve um bom resultado, com 3 segundos, (o que não seria de estranhar, considerando que é uma versão minimalista), mas a versão completa já ficou no limiar do que é considerado bom: 5 segundos.


É um valor que tentaremos melhorar substancialmente com a próxima remodelação do site (que esperamos conseguir terminar ainda este ano)... mas por outro lado não deixará de ser caricato que alguns dos aspectos que mais importaria corrigir são coisas sobre os quais não temos qualquer controlo, pois são coisas que é a própria plataforma (blogger) que impõe - o que não deixa de ser caricato, quando se considera que pertence à Google. (Como por exemplo o facto de adicionar praticamente 1MB de código javascript a qualquer página, que seria perfeitamente dispensável, mas que não se consegue evitar.

(E antes que sugiram: não, não é por isto que vou mudar para Wordpress! Prefiro continuar a chatear a equipa do Blogger para que, mesmo parecendo ter sido esquecidos pela Google, continuem a melhorar a plataforma da forma que for possível. :)

4 comentários:

  1. Fiz o teste apartir de um smartphone (não sei se influência) e o aadm.pt teve o resultado que mostras mas o abertoatedemadrugada.com teve 3 segundos e sem correções a fazer. Parabéns pelo bom trabalho, já agora acho que vai começar a competição para os melhores blogs nacionais, que tal um "refresh" ao design do blog?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na lista... O único problema é tratar disso quando manter o site já ocupa 120% do tempo livre disponível... :)

      Eliminar
  2. Carlos Martins, tem algum padrão de tema que gostaria de ter no blog? Me mostre um exemplo do que vc procura para o aadm 2.0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vinicius, já temos quem esteja a tratar do assunto. Se no entanto for preciso ajuda extra, avisarei. :)

      Eliminar