2017/07/23

Windows 10 deixa de suportar alguns Intel Atom


Depois de tanto ter promovido a actualização do Windows 7 e 8 para o Windows 10, eis que a Microsoft já começa a deixar ficar alguns computadores pelo caminho.

Com a MS a apostar num Windows 10 "como serviço" que será actualizado de forma contínua, muitos utilizadores poderiam achar que as suas preocupações em termos de actualizações estariam resolvidas. Mas afinal, não basta ter o Windows 10 para se ficar descansado... pois quem tiver computadores equipados com CPUs Intel Atom Atom Z2760, Z2520, Z2560 ou Z2580, já nem irá receber o Creators Update.

É certo que estes CPUs já têm alguns anos, mas a questão é que, se estes utilizadores se tivessem mantido no Windows 8.1, teriam tido direito a actualizações de segurança garantidas até 2023; mas, tendo mudado para o Windows 10, agora descobrirão que o seu Windows 10 se irá ficar como está, praticamente obrigando-os a repensar a compra de uma nova máquina, ou voltar atrás e reinstalar o Windows 8. Isto é... ainda continuarão a ter direito a actualizações de segurança no Windows 10, mas agora por um prazo de apenas 18 meses, em vez dos "5+5" dos Windows anteriores (5 anos de actualizações do sistema, mais 5 anos de actualizações de segurança).

Sem dúvida que, mesmo tratando-se de CPUs modestos e de gama baixa, os utilizadores com estas máquinas se irão sentir enganados pelo "incentivo" para fazerem a actualização para o Windows 10, para agora ficarem com um suporte reduzido face ao que teriam caso tivessem permanecido na versão anterior do Windows. Não me parece a melhor forma de cultivar uma relação de respeito e confiança com os clientes... e no mínimo a MS deveria garantir que o suporte no Windows 10 nunca seria inferior ao que se teria no Windows 8.

... Senão, correm o risco de verem estes utilizadores experimentarem que tal se safam estas máquinas a correr Linux... e se calhar ficarem bastante surpreendidos pelos resultados obtidos.

1 comentário:

  1. Sem dúvida. Instalar o Lubuntu (sim, tem a letra 'L') ajuda a rejuvenescer equipamentos bastante antiguinhos mesmo.
    Com esses exemplos em concreto do artigo, então nem existirão problemas de lentidão a considerar.

    ResponderEliminar