2017/08/25

Cerberus ganha shutdown falso para enganar ladrões


Embora seja cada vez menos proveitoso roubar smartphones devido aos sistemas de bloqueio anti-roubo, há sempre quem ainda o tente fazer. Com a mais recente actualização o Cerberus implementa uma nova táctica que engana os ladrões que tentarem desligar o smartphone.

O Cerberus era um dos mais populares programas de segurança para Android, que depois perdeu protagonismo com a chegada do Android Device Manager, que também permite localizar e bloquear equipamentos Android perdidos ou roubados (e também não ajudou que tivesse cancelado as suas contas vitalícias).

Mas o Cerberus faz muito mais do que é possível fazer com o Android Device Manager, como tirar fotos remotamente, gravar som e vídeo, captar screenshots, etc. e com a mais recente versão, ganha a simulação de um shutdown falso para enganar os ladrões.

Sendo de esperar que um ladrão que rouba um smartphone depressa o irá desligar para evitar a sua localização, com o Cerberus, em vez da opção de desligar efectiva é apresentada uma mera simulação do processo de shutdown - que mantém o ecrã desligado entre 30 segundos e 1 minuto, mesmo que se carregue no botão de power para o acordar. Deverá ser o suficiente para que o ladrão pense que o smartphone ficou desligado, quando na realidade ele permanece ligado e pronto para captar imagens, ser bloqueado remotamente, e tudo o mais que se pode fazer com a app.

É o tipo de função bem ao gosto de quem achar que as protecções do sistema não são suficientes (bem que sinto falta da opção de poder tirar fotos ou captar vídeo remotamente - coisa que o Android deveria ter integrado no seu Device Manager / Find my Phone).

1 comentário:

  1. Fui um dos que gastei € no malfadado cerberus numa conta vitalicia...

    Confesso que com esse fim, deixei pura e simples de o usar...

    ResponderEliminar