2017/08/07

Chrome para Android sugere motores de pesquisa concorrentes na Rússia


Os múltiplos processos que a Google enfrenta na Rússia (e Europa) começam a obrigar a concessões, com o Chrome a apresentar motores de pesquisa alternativos quando é executado pela primeira vez.

A Google vê-se do outro lado da questão da posição dominante que em tempos obrigou a Microsoft a incluir um ecrã de selecção do browser no Windows. Agora, é o Chrome para Android que passa a apresentar um menu de selecção de motores de busca concorrentes, como o Yandex e Mail.ru da primeira vez que os utilizadores russos o utilizarem.


O Chrome para Android há muito que permite utilizar outros motores de busca, mas isso era algo que obrigaria uma visita aos menus mais obscuros das configurações, e que poderiam passar despercebidos à maioria dos utilizadores. Assim, não há dúvida de que todos os utilizadores (russos) ficarão a par de que essa opção existe, e utilizar um motor de busca mais popular no território poderá ser feito com um único toque.

Eventualmente, parece-me que este tipo de "opções forçadas" se tornará cada vez mais frequente e em mais aspectos do Android; não só a nível do motor de pesquisa default como, eventualmente, também a propósito do próprio browser, launcher, e demais apps e serviços pré-instalados.

Enquanto for dar opções, não me parece que ninguém possa ter algo contra... o problema é quando/se essas "opções" começarem a ser obrigações!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)