2017/08/21

Chrome vai alertar para extensões que alterem a página inicial ou ligações de rede

O Chrome é o mais popular browser da actualidade, mas isso não significa que todos os seus utilizadores sejam especialistas, daí que a Google esteja a preparar uns alertas para ajudar os utilizadores que tenham que lidar com extensões potencialmente abusivas.

Experimentar uma extensão é algo que qualquer pessoa, mesmo com poucos conhecimentos técnicos, pode fazer. Infelizmente, já não tão simples será lidar com as consequências de acções potencialmente abusivas que essas extensões tenham, como alterar a página inicial do browser ou as configurações das ligações de rede, potencialmente deixando o utilizador em risco.

Nas versões de desenvolvimento do Chrome 62, o browser começa a apresentar umas mensagens de alerta quanto detecta esse tipo de alterações, tornando mais visível essa acção para o utilizador e, mais importante, permitindo que o utilizador reponha as configurações originais com um só clique.

Considerando os riscos de uma extensão que altere as configurações do acesso à rede, direccionando todo o tráfego através de um proxy malicioso, este alerta será muito bem vindo - embora este fosse o tipo de aviso que até seria conveniente ser feito antes sequer da extensão ser instalada. Afinal, quem procurar extensões que façam este tipo de coisas saberá, à partida, no tipo de coisa em que se está a meter, e estará melhor informado para lidar com estes avisos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)