2017/08/22

CrashPlan for Home acaba em 2018 e recomenda Carbonite

O popular serviço de backups ilimitados na cloud CrashPlan vem dar (mais uma) razão para se desconfiar destes serviços, anunciando que o seu serviço CrashPlan for Home será terminado no próximo ano, e recomendando que os utilizadores se mudem para o Carbonite ou migrem para uma das modalidades "empresariais" (mais caras).

Quem tivesse confiado os seus backups à Code42 e ao seu CrashPlan terá que rever as suas escolhas, pois a empresa diz que de agora em diante se vai focar nos serviços destinados a empresas e que por isso abandonará o CrashPlan for Home.

Para os utilizadores actuais nada mudará de momento, pois continuarão a desfrutar do serviço durante a duração contratada, mas sem hipótese de renovar, e com o mesmo a ser descontinuado a 23 de Outubro de 2018. Os utilizadores poderão optar por migrar para uma conta empresarial ($10 por mês por computador, mas com direito a desconto durante o primeiro ano) ou então seguir a recomendação de se mudarem para o Carbonite - serviço que, segundo a própria tabela comparativa do CrashPlan, será "pior" em vários aspectos.

Para muitos utilizadores, poderá ser a gota de água que coloca um ponto final na confiança dos serviços na cloud, que podem mudar de ideias a qualquer momento e deixar os utilizadores desamparados. Para outros... será apenas questão de procurarem empresas que têm tido (até ao momento) uma melhor relação de transparência com os utilizadores, como tem sido o caso da Backblaze que também oferece backups ilimitados - e são mesmo ilimitados - por $50/ano.

... Aliás... o facto do CrashPlan recomendar o Carbonite e não o Backblaze até poderá acabar por ser mais um ponto a favor do Backblaze, para quem quiser "cortar relações" com o CrashPlan e seus parceiros... ;P

3 comentários:

  1. https://www.backblaze.com/blog/crashplan-alternative-backup-solution/

    ResponderEliminar
  2. No meu caso tenho 8 TB na Amazon Cloud Drive (60 €/ano de armazenamento ilimitado), mas face à alteração de preços recente (se quiser manter os 8 TB passo a pagar quase 500 € por ano) tenho estado à procura de alternativas e ainda não decidi o que fazer. Enquanto estas alterações/encerramentos de serviços cloud forem com pré-aviso, ainda conseguimos resolver o problema, agora, se algum dia deixarem de funcionar sem qq aviso, aí é que são elas.

    ResponderEliminar
  3. Um dos motivos que me levou a não aderir ao crashplan ou ao backblaze foi porque li sobre queixas de utilizadores que perderam o backup pelo facto de terem o pc desligado durante alguns meses. Aparentemente a empresa que fazia o backup, apagou-o, apesar do cliente estar com o serviço activo.

    ResponderEliminar