2017/08/17

DJI prepara modo privado para drones


Depois das preocupações com o envio / recolha de dados dos drones da DJI, a empresa apressa-se a lançar uma actualização que disponibiliza um modo "local" que evita qualquer envio de dados pela internet.

A DJI não quer arriscar que a proibição do uso dos seus drones pelo exército dos EUA, contagie outros clientes, e por isso já revelou estar a preparar uma actualização que permitirá aos utilizadores desligar completamente a ligação à internet, para que o drone funcione apenas em modo local sem enviar dados para a DJI.

A preocupação parecia estar relacionada com o envio de imagens captadas pelos drones da DJI, algo que à partida só acontece quando o utilizador dá permissão para tal; mas assim a DJI espera sossegar os mais desconfiados, com a promessa de que não haverá qualquer transmissão de dados para fora.

... Claro que, como qualquer bom desconfiado seguramente pensará: faltará agora comprovar que realmente não há qualquer envio de dados, e que não se trata apenas de uma opção cosmética sem efeitos práticos (algo que não me parece que a DJI ousasse arriscar, sob pena de perder toda a credibilidade junto dos seus clientes e fãs).

2 comentários:

  1. Por outro lado as empresas já provaram uma e outra, e outra vez que falsas promessas e cosmética resulta e que são de facto colocados em prática.
    Já se sabe que os militares não irão mais usar o equipamento deles (devem ter detectado backdoors extra no hardware e software, que é óptimo para fazer aos civis mas que para eles mesmos não querem, vá-se lá saber porquê).
    Quanto aos clientes civis, desde que comprem com a certeza que as empresas chinesas não podem fazer produtos isentos de vulnerabilidades de segurança e privacidade, tudo bem., porque o estado Chinês faz tudo o que pode para controlar aqueles que vivem no seu território, e quer saber de tudo o que os outros fazem seja para ganhar vantagem política, comercial ou simplesmente para coleccionar informação para fins militares... se algum dia lhes der para atacar outros países toda a (boa) informação ajuda-os... e segundo previsões eles irão mesmo atacar militarmente outros países, pelo que todas a informação que consigam reunir será muito útil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correto, o que disse. A cloud é o computador de alguém que ir usar a informação quando necessitar...

      Eliminar