2017/08/13

Michelin estuda rodas inteiras impressas em 3D


Tal como muitas empresas estão a tentar reinventar o carro retirando o condutor, também a Michelin quer revolucionar um dos componentes que se tem mantido praticamente inalterado ao longo de mais de um século: as rodas e os pneus.

Embora estes protótipos da Michelin estejam muito longe de se tornarem produtos comerciais, este Vision faz-nos imaginar um futuro onde as rodas não sejam compostas por jante e pneu, mas sejam uma peça única impressa em 3D e que promete ter resistência e capacidade de amortecimento superior - para além de ser completamente reciclável e poder ter padrões de piso impressos à medida das necessidades de cada utilizador e/ou veículo.

Se imaginarmos que nesse futuro distante as impressoras 3D já se tornaram ferramentas comuns em nossas casas, significaria também que seria possível imprimirmos os pneus que fossem necessários; isto se não quisermos ser futuristas demais e imaginarmos que os próprios automóveis pudessem imprimir os seus próprios pneus (embora me pareça que o mais lógico, é que nesse altura poucos teriam necessidade ter os seus próprios carros, e portanto não teriam que se preocupar com este tipo de coisa).

Até lá, vamos ter que ir gastando dinheiro em jantes e pneus... e fazer os possíveis por não os estragar nas muitas armadilhas que temos nas estradas (leia-se: buracos!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)