2017/08/06

Roda de Genebra


Hoje em dia estamos habituados a que tudo possa ser feito com electrónica, mas há muitas coisas que podem ser feitas de forma puramente mecânica, e a roda de Genebra é um desses mecanismos, permitindo transformar um movimento de rotação contínuo num movimento de rotação intermitente.

Se nos surgisse a necessidade de criar um movimento de rotação com pára-arranca, seguramente se começaria a pensar na utilização de um motor passo a passo com controlo digital, ou algo equivalente. Mas bastará pensar que isto é uma necessidade bastante comum, para todo o tipo de utilizações, que vai das máquinas industriais... aos projectores de filme - e que portanto, é algo que teve que ser resolvido muito antes de se pensar em motores controlados por circuitos electrónicos. A solução é maravilhosamente simples e engenhosa, e chama-se: a roda de Genebra.


Utilizando um roda com um pino e guia, e outra roda com canais de passagem, consegue-se fazer com que um movimento de rotação contínuo se transforme num movimento de rotação intermitente; sendo que existem inúmeras variações deste mesmo sistema para permitir transformações variadas e mais complexas.

Sabendo que nada é perfeito, também aqui existem problemas que fazem com que esta solução não seja adequada (ou eficiente) para todas as potenciais aplicações, mas não é por isso que deixa de ser fascinante vê-la em funcionamento. :)

1 comentário: