2017/09/19

App da EDP está a "roubar" links do Facebook?


O iOS disponibiliza uma funcionalidade que permite às apps tratarem de links específicos, mas o sistema está a ser abusado por algumas apps para se apoderarem de links pertencentes a outros serviços, como o Facebook.

Pode redireccionar um link para uma app é algo útil. É esse o sistema que, ao clicar num link do YouTube, nos dá a opção de podermos ver esse vídeo directamente na app do YouTube em vez de numa janela do browser; e o mesmo é utilizado um pouco por todo o lado, em serviços web que tenham apps que possam disponibilizar uma melhor experiência de utilização. Infelizmente, há quem esteja a destruir este conceito ao apoderar-se indevidamente de links que seriam destinados a outras apps.


Foi uma situação que descobri recentemente ao tentar associar o serviço do Spotify (neste caso com autenticação feita via conta do Facebook) como serviço do Google Home/Google Assistant. Durante o processo de configuração inicial, ao fazer a autenticação descobri que esse pedido, que deveria ser redireccionado para a app do Facebook estava, em vez disso, a sugerir-me abrir a app da... Gearbest!

Ora, fiquei bastante baralhado para tentar perceber porque motivo a app da Gearbest estaria a ser chamada ao barulho; mas o que é certo é que, por mais que tentasse, não consegui ultrapassar este passo da autenticação até - por fim - ter desinstalado app, permitindo que o pedido pudesse ser correctamente direccionado para o Facebook.


Ok, pensei eu, é um caso isolado... até que em conversa com um amigo, descobri que afinal há outras apps que estão a fazer o mesmo: nomeadamente a app da EDP!

Quem tiver a app EDP Online fica sujeito exactamente ao mesmo comportamento de todas as vezes que outras apps ou serviços tentarem fazer a autenticação via Facebook; oferecendo-se para ser ela a lidar com esse processo (coisa que obviamente não pode fazer).

A EDP não tem desculpa para fazer apps que se estejam a intrometer com o Facebook (a não ser que nos desse desconto na factura ao final do mês em troca de likes e partilhas ;P) pelo que, no mínimo, deverá ter a capacidade para explicar porque motivo uma tentativa de autenticação no serviço do Facebook esteja a ser redireccionado para a sua app.

Se alguém conseguir esclarecer o porquê desta situação... agradecemos. (Entretanto, já reportamos o caso à EDP e à Gearbest, com a expectativa de que rectifiquem esta situação - sendo aconselhável que façam o mesmo para qualquer outra app que exiba o mesmo comportamento.)


Actualização (10/10): a EDP já nos informou que a situação já se encontra resolvida na sua app. Os utilizadores já a poderão utilizar sem "interferir" com o Facebook.

8 comentários:

  1. Tambem tenho esse mesmo problema com a GearBest e com a EDP, caso desinstale a GearBest!

    ResponderEliminar
  2. Stack overflow copy & paste? Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Programação à la século XXI !! ahahah

      Eliminar
  3. O iOS não mostra uma lista de apps disponíveis para lidar com o pedido? Em Android é isso que acontece (a não ser que eu esteja a confundir a situação).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, em iOS só manda - aparentemente - para a última app que se registou para tratar daquele link.

      Eliminar
  4. Por curiosidade qual é a utilização tipo do Google home + Spotify?

    ResponderEliminar
  5. A solução do problema é simples. Basta desativar nas definições da app edponline, a opção de inicio de sessão.

    ResponderEliminar