2017/09/23

Curso de iluminação LED no Instructables


Hoje em dia já todos se converteram à iluminação LED, mas isso não significa que todos os sistemas de iluminação LED sejam iguais, e quem quiser saber um pouco mais sobre isso tem mais um excelente curso gratuito no Instructables.

Depois das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, a tecnologia de iluminação do momento é a dos LEDs - mais eficientes, praticamente imunes aos ciclos de ligar/desligar, e disponíveis numa imensa variedade de formatos: lâmpadas de vários estilos, painéis, fitas, etc. Tudo isso e mais é abordado neste curso de iluminação LED no Instructables, que é gratuito e está disponível para todos.

Ao longo de 6 aulas somos levados por uma introdução sobre os aspectos básicos da iluminação - mas que aborda logo a questão de como podemos controlar uma lâmpada com um Arduino (usando um relé de estado sólido, para não estarmos sujeitos aos "clic-clic" dos relés convencionais; ou um triac para fazer dimming) - e seguindo para os LEDs propriamente ditos, que acabam por ser mais fáceis de controlar directamente por um Arduino ou equivalente.

Vale a pena espreitarem caso tenham curiosidade por este tema e estejam a pensar ampliar ou reformular a iluminação em vossa casa... como tenho estado a fazer, com a ajuda dos módulos Sonoff de baixo custo e do Google Home para os poder controlar via comandos de voz. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)