2017/09/30

Ecrãs QD-LED prometem superar os OLED


Se pensam que os ecrãs OLED / AMOLED tinham domínio garantido sobre os LCDs, eis que surge um novo concorrente que promete complicar-lhe a vida... e até destroná-los: os QD-LED.

Actualmente temos assistido aos LCDs que recorrem aos quantum dots como forma de expandir a gama de cores que podem reproduzir, mas perdendo para os OLED em nível de contraste e saturação de cor. Mas agora surge uma empresa que pretende combinar as vantagens de ambos com os QD-LEDs (Quantum-Dots LEDs). Os QDLEDs permitem criar uma gama de cores expandida e superar os próprios OLED, sendo que o principal problema é o custo da sua produção.

Felizmente, a Chungwa Pictures Tubes de Taiwan (não confundir com "xunga") diz ter desenvolvido um processo de fabrico através de impressão que permitirá fabricá-los a baixo custo dentro de dois anos. Embora a tecnologia ainda tenha que evoluir, há várias empresas a explorar esta tecnologia - uma delas sendo a Samsung, o que talvez possa ajudar a desculpar o facto de ainda não terem feito chegar televisores OLED ao mercado, mesmo já demonstrando as capacidades dos seus ecrãs AMOLED nos smartphones.

... Por outro lado, se tal se vier a confirmar, vai ser curioso como é que irão diferenciar os seus (eventuais) televisores Q(D)LED dos actuais QLED (que são LCDs e nada têm em comum com a tecnologia OLED ou QDLED). :)

2 comentários:

  1. Será esta tecnologia que a TCL está já a fabricar?

    https://youtu.be/ZSwcVzxbrzY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece... esses são equivalentes aos QLED actuais da Samsung, LED normal atrás como backlight no painel LCD, quantum dots para melhorar a cor. Nestes QD-LED, temos LEDs em cada pixel, ao estilo OLED.

      Eliminar