2017/09/15

Google apaga backups dos Android após 60 dias de inactividade


Uma das funcionalidades mais interessantes do Android é a possibilidade de guardar backups automáticos no Google Drive; permitindo fazer a sua reposição quando trocamos de smartphone ou se decide fazer um reset completo. Mas convém estar informado de que esses backups não são ilimitados; na verdade... a Google só os mantém por um máximo de 60 dias.

Para consultarem os backups dos vossos equipamentos, basta acederem a drive.google.com. Se o fizerem num browser mobile têm de escolher a opção "pedir site para PC", pois na vista mobile, a opção dos backups não é apresentada.


Se seleccionarem esta entrada, vão ter acesso ao registo dos equipamentos para os quais ainda existe um backup disponível.


Cada entrada, apresenta o número de apps guardadas, data do último backup e a opção de apagarem o mesmo manualmente.

Há contudo uma situação que importa referir, pois estes backups não são eternos. Caso não utilizem um equipamento durante duas semanas, passa a ser apresentado um "prazo de validade" destes backups, ao fim do qual os mesmos são eliminados. Ao fim de dois meses, se não tiverem utilizado o equipamento, estes backups serão eliminados do Google Drive.

Fica portanto o aviso: se não pretenderem perder estes dados, devem garantir que ligam o vosso equipamento Android à internet pelo menos uma vez a cada dois meses. (Ed. O que não deixa de ser um pouco ridículo, já que se trata de espaço que está no "drive" do utilizador, e onde deveria ser opção sua eliminar ou manter os backups, conforme bem entendesse.)

por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)