2017/09/16

Google Assistant no Raspberry Pi


Queres ter um Google Assistant sempre à distância de um comando de voz, mas sem investir num Google Home? Com a ajuda de um Raspberry Pi, microfone e colunas, tudo se torna possível.

Em Maio a Google fez-nos a surpresa de lançar um kit Google Assistant para o Raspberry Pi na revista MagPi. A revista esgotou de forma quase imediata, mas a melhor parte era a de que se tratava de um projecto usando apenas tecnologias abertas, pelo que nada impedia que qualquer pessoa replicasse o procedimento e criasse o seu próprio "Google Home".

O problema é que, embora o procedimento pudesse ser relativamente simples para quem dominasse a parte electrónica e de software; não era lá muito simples para utilizadores que se estavam a iniciar nestas coisas, e que no fundo só queriam mesmo era ter o Google Assistant a funcionar. E felizmente, alguém veio em seu auxílio e criou este Instructable bastante detalhado de como criar um Google Assistant no Raspberry Pi capaz de se activar através do "Ok Google" e ficando pronto para dar respostas de forma automática após se reiniciar o RPI.

Não se deixem assustar pelo tamanho aparente das instruções, já que se trata apenas da questão de estar tudo explicado passo por passo e também conter muitas capturas de ecrã para auxiliar. No final, estarão um passo mais perto de terem a casa inteligente com que sempre sonharam, com um "Google Home" feito por vocês... :)





Se preferirem instruções em vídeo, relembro que também podem recorrer a este tutorial:

2 comentários:

  1. Usei durante uns tempos... mas está um pouco instável :(

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar