2017/09/02

Investigadores descobrem enzima que usa luz para gerar combustível

Há muitos cientistas que trabalham em formas de criar combustíveis a partir de fontes limpas, e uma nova enzima parece ter aberto as portas para a produção de combustível a partir gordura usando apenas luz como energia.

Não faltam projectos que têm tentado reconverter o CO2 de volta em combustível que possa ser reutilizado, mas o grande problema é que até ao momento ainda ninguém encontrou forma de o fazer de forma suficientemente eficiente. Mas há uma nova luz que se acende ao fundo do túnel, com investigadores que descobriram um enzima que apenas necessita de energia luminosa para criar combustível em estado utilizável.

A maioria dos organismos biológicos descobriu forma de acumular energia em gordura, mas o problema é que a "gordura" (ácidos gordos) não é algo que possa ser directamente utilizada como combustível, e o processo de converter gordura em hidrocarbonetos é algo que tradicionalmente também é complexo e dispendioso... ou pelo menos era, até se descobrir este enzima que consegue fazer isso de forma eficiente e necessitando apenas de luz.

É uma descoberta com potencial tremendo, já que à partida será possível modificar o enzima para realizar outras conversões químicas usando directamente energia luminosa, algo que não é muito comum (para além da fotossíntese). Esperemos que a descoberta realmente possa ter aplicações prática a curto prazo... pois o relógio não pára, e estamos em verdadeiro contra-relógio para tentar reverter todos os excessos que têm sido cometidos ao longo do último século...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)