2017/09/15

Modo de emergência desactiva o Face ID no iPhone X


Quem estiver preocupado com a aparente facilidade com que o novo Face ID do iPhone X poderá ser utilizado para desbloquear um iPhone contra a sua vontade, poderá gostar de saber que haverá um modo que desactiva o Face ID temporariamente, bastando carregar nos botões de ambos os lados do iPhone X.

Embora não tenha sido referido na apresentação, a Apple já confirmou que irá estar disponível um modo de "emergência" que permite desactivar temporariamente a autenticação via Face ID. Em vez de clicar cinco vezes no botão de power, no iPhone X bastará carregar simultaneamente nos botões nos lados opostos do iPhone X, algo que pode ser feito de forma naturalmente dissimulada enquanto se passa o iPhone a alguém.

O sistema permite que rapidamente se possa bloquear o iPhone ao passá-lo a alguém (por exemplo, um ladrão, ou agente da autoridade) e impedindo que baste apontar o iPhone para o seu rosto para que fique desbloqueado. Assim, e tal como aconteceu durante a apresentação (num momento que causou algum embaraço), o iPhone exigirá o código ou password para ser desbloqueado.

Como nota extra: com o iOS 11 chega também segurança acrescida quando se quer aceder ao iPhone a partir de um computador. Até agora apenas se tinha que dizer se se dava acesso ou não; agora, para dar acesso será necessário introduzir o código/password. Ou seja, mesmo alguém que tenha conseguido apanhar um iPhone desbloqueado, não o conseguirá ligar a um computador a não ser que se consiga autenticar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)