2017/09/17

Robot YuMi transforma-se em maestro por uma noite


Muito se tem falado dos robots que vão roubando empregos aos trabalhadores humanos, mas há empregos artísticos que seguramente estarão a salvo, como o caso dos maestros... ou será que não?

Para demonstrar as capacidades do seu robot YuMi, o primeiro robot de dois braços "verdadeiramente colaborativo", a ABB decidiu demonstrá-lo a dirigir uma orquestra e o nosso bem conhecido tenor italiano Andrea Bocelli num concerto de caridade no Primeiro Festival Internacional de Robótica em Itália.


O maestro Andrea Colombini, diretor da Orquestra Filarmónica de Lucca, que ajudou a preparar YuMi para o evento, ficou entusiasmado com a sofisticada tecnologia do YuMi. "Configurar a interação entre o cotovelo, o antebraço e o pulso do robô, fazendo uso da sua versatilidade em repetidas e exigentes tentativas para acompanhar os altos e baixos, teve muito sucesso", disse. As nuances gestuais de um maestro foram completamente reproduzidas a um nível que surpreendeu o próprio maestro, provando que o YuMi pode ser programado para fazer todo o tipo de trabalhos delicados.

O desempenho do YuMi foi desenvolvido em duas etapas. Nos ensaios, o movimento de Colombini foi capturado com um processo chamado “lead-through programming”, onde os dois braços do robô são guiados para seguir os movimentos, dando grande atenção aos detalhes. O segundo passo envolveu o ajuste fino dos movimentos no software RobotStudio da ABB, onde os movimentos foram sincronizados com a música. Com a experiência técnica da ABB, o lead-through programming permitiu que Colombini se concentrasse no que faz melhor, trazer vida à música.

O 1º Festival Internacional de Robótica em Pisa, Itália, 7 a 13 de setembro, visa divulgar e desenvolver conhecimentos neste campo em todas as áreas e aplicações. Instituições, universidades, museus, fundações e muitos institutos de pesquisa uniram-se para realizar este evento único e abrangente. O extenso programa incluiu conferências e debates, tanto científicos como didáticos, um programa de cinema, exposições de robótica educativa e demonstrações de robótica aplicada.

2 comentários: