2017/09/20

Sistema converte rostos 2D em 3D

Bem a propósito do Face ID do iPhone X, investigadores criaram um novo algoritmo capaz de recriar um rosto em 3D a partir de uma única fotografia.

Antes de mais, importa referir que este não é um sistema concebido para enganar o Face ID (mas será curioso pô-lo à prova quando for possível) mas sim uma forma simples e prática de, com base numa única fotografia frontal de um rosto, convertê-lo num modelo 3D com qualidade aceitável.

Podem fazer testes no site do projecto, onde estão disponíveis vários fotos de vários rostos que podem ser usados como exemplo, sendo também possível enviar as vossas próprias imagens caso queiram ver que tal ficariam convertidas para 3D. Para além deste algoritmo poder facilitar a criação de coisas como a impressão em 3D de um rosto com base numa única foto, poderá também ser aplicado à criação de avatars virtuais para jogos ou serviços de videoconferência.

Não menos impressionante, o sistema é suficientemente robusto para até conseguir lidar com partes escondidas do rosto, no caso de fotos captadas quase de perfil.

1 comentário: