2017/09/30

Vodafone e NOS vão partilhar rede


Boas notícias para os portugueses que ainda não se sentirem bem servidos com a cobertura de internet em Portugal: a NOS e Vodafone fizeram uma parceria para a partilha das suas infraestruturas, facilitando o acesso de ambos a mais 2.6 milhões de pessoas.

Segundo o comunicado de ambos os operadores, "o acordo abrange a partilha recíproca de fibra escura em cerca de 2,6 milhões de casas, em que cada uma das entidades partilha com a outra um valor equivalente de investimento. A parceria é ainda alargada à infraestrutura móvel, onde está assegurada a partilha mínima de 200 torres móveis."

A fibra escura (dark fiber) é a designação dada à fibra que é instalada em excesso aquando da instalação das infraestruturas, precisamente para permitir futuras expansões sem necessidade de voltar a fazer o mesmo trabalho (com os elevados custos que isso tem). Pelo que, quer de um lado quer de outro, os actuais clientes não deverão preocupar-se com a questão dos novos clientes virem a prejudicar a qualidade do serviço - ou pelo menos, não haverá motivos para isso.

A grande questão é saber se este acordo significa que todos os actuais clientes com cobertura NOS passarão a ter a possibilidade de se mudarem para a Vodafone, e vice-versa - ou se esta parceria irá ser restrita a áreas específicas seleccionadas de acordo com o interesse de ambas. Seja como for, os resultados desta partilha só irão começar a fazer-se sentir a partir do início de 2018, e por essa altura já deveremos saber mais detalhes.

5 comentários:

  1. Estou lixado! Estava à espera que a Vodafone metesse uma torre para o 4G na minha aldeia, porque a isso estava obrigada pela Anacom: a tal cobertura das 588 freguesias. Agora vai de certeza albergar-se no spot da Nos que cá existe no cimo do depósito de água, e que por isso não serve a aldeia... mas as redondezas!!!

    Mesmo aquele número da partilha das 200 torres não é inocente, pois cada operador ficou incumbido de 196 coberturas, ou seja, o mesmo número das torres partilhadas!

    ResponderEliminar
  2. eles querem la saber do cliente querem e saber do bolso deles

    ResponderEliminar
  3. A Nos e a Vodafone a sentirem-se ameaçadas por os novos pacotes da Meo..
    Acho que serve mais os interesses da Nos do que propriamente da Vodafone.

    ResponderEliminar
  4. Tenho quase a certeza que a vodafone utiliza a rede fibra da Meo.

    ResponderEliminar
  5. No edifício onde resido existe infraestrutura"fibra" da NOS e da MEO.
    Já por diversas vezes inquiri a NOWO (antiga Cabovisão) e a Vodafone (da qual sou cliente GSM) e ambas sempre me têm informado de que aqui não é possível servir-me porque a rede ainda não chega aqui.
    Será desta que poderei vir a usufruir da(aparentemente) vantagem económica dos pacotes da Vodafone?

    ResponderEliminar