2017/09/11

Wix cria um site na internet em minutos


Hoje em dia é impensável que qualquer empresa ou negócio não esteja presente na internet, e o receio de não "perceber do assunto" já não é desculpa; graças a serviços como o Wix, criar um site web de forma gratuita é algo que fica ao alcance de todos.

O Wix é um site grátis de criação... de sites. Basicamente, qualquer pessoa interessada necessita apenas aceder ao Wix (pode criar conta ou usar a sua conta Google ou Facebook) e de seguida percorrer os muitos e variados templates disponíveis para dezenas de categorias. Por lá encontramos templates adequados para: negócios, restaurantes, lojas, música, blogs, eventos, moda, saúde, fotografia, e até landing pages - páginas temporárias para desenrascar enquanto se está a trabalhar no site completo final.



Claro que ninguém gosta de ter um site 100% igual a outro já existente, e por isso mesmo é possível alterar - ou até criar de raiz - o design, com um editor fácil de utilizar em que basta arrastar os elementos que se quer para a posição pretendida (sem necessidade de andar a mexer em HTML ou CSS ou Javascript), e com a vantagem adicional de automaticamente se ficar com um site que se adapta a todos os tamanhos de ecrã e dispositivos, incluindo smartphones e tablets.



O foco é na simplicidade de utilização, sendo que qualquer pessoa poderá rapidamente escolher um template base próximo daquilo que deseja, alterar uns textos e imagens, e ficar com um site moderno e apresentável em poucos minutos... e de forma completamente gratuita.

Para utilizadores mais avançados, continua a haver a possibilidade de entrar em maiores detalhes, incluindo capacidades de animação e personalização de todos os elementos, ou até mesmo adicionarem código HTML manualmente para coisas específicas que não estejam disponíveis nos elementos e módulos disponibilizados.

Depois de tudo feito, o serviço disponibiliza um subdomínio gratuito acessível publicamente, com o formato: seunome.wix.com/NomeDoSeuSite. No meu caso, o resultado de alguns segundos de brincadeira numa landing page resultou nisto: https://carlosmmartins0.wixsite.com/teste. Mas claro que o recomendável, para qualquer coisa minimamente séria, será recorrer a um domínio próprio para se ficar com uma imagem mais "apresentável"... o que nos leva aos planos premium.




Embora seja possível utilizar e explorar o Wix de forma completamente gratuita, é óbvio que o serviço precisa de clientes pagadores para se manter em operação e crescer como tem crescido ao longo da última década. Para isso disponibiliza diferentes modalidades premium, com preços a começarem nos 4 euros por mês para o plano mais básico (que permite associar um domínio personalizado), até aos 24.50 euros mensais para o plano mais completo que inclui "tudo e mais alguma coisa".

O plano mais popular, de 12 euros, já inclui largura de banda ilimitada - para que não se arrisquem a ficar com o site indisponível no caso de se tornar num sucesso viral - e 10GB de espaço para armazenamento. No caso de quem pretender tirar partido de uma loja online, aí já será necessário passar para a modalidade seguinte (de 16 euros) ou a mais completa.


Embora não faltem alternativas para se ter um site na internet, desde alojamento próprio a serviços gratuitos e pagos, este Wix acaba por ser uma proposta bastante tentadora para quem não se quiser preocupar com nada mas der valor a ter um editor fácil de utilizar que lhe permite criar e alterar o seu site sem ter que tirar um curso de HTML.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)