2017/10/27

A vã tentativa de escapar aos SMS promocionais MEO


Recentemente comecei a receber SMS promocionais do MEO Promo, e fiquei contente quando vi um link para deixar de os receber. Obviamente... não ia ser assim tão simples.

Embora os operadores digam que não partilham números com outras entidades, o que é certo é que "misteriosamente" eles lá acabam por dar com os nossos números de telefone. Neste caso, nunca tendo sido cliente MEO, fiquei intrigado por começar a receber SMS publicitários deste "Promo Spot"... mas simultaneamente fiquei satisfeito por ver que, no próprio SMS vinha indicado um link onde supostamente deveria poder cancelar estas mensagens.

Dou então um salto ao MEO Promo Spot, como indicado, e onde começo a ficar preocupado por me ser pedido para fazer login... Felizmente, por baixo da zona de login para clientes, surgia também uma zona para não clientes. "Boa" - pensei eu - "finalmente um operador que faz as coisas decentemente e facilita a vida a quem não quiser levar com estas mensagens"... mas estava enganado.

Ao introduzir o número de telemóvel e o código captcha, eis que as minhas expectativas se defrontam com a triste realidade de uma mensagem a informar-me que "a recuperação de password para 'não clientes tmn' é exclusiva para estes utilizadores".

Humm.. ora boa... o facto de fazer referência a "tmn" já demonstra que esta parte do site há muito que não deve ser mexida, mas o pior mesmo é que a mim, e a todas as pessoas que se encontrem em situação idêntica, faz com que seja impossível usar este sistema para se deixar de receber este spam via SMS.

Gostava de saber como é que esperam que uma pessoa como eu, que nunca fui cliente MEO, possa fazer login indicando uma referência MB / nº de conta / ou Pin original...

Seria assim tão difícil que, para poder cancelar um serviço deste tipo, não complicassem tanto e bastasse introduzir o número do telemóvel e confirmar através de um código enviado para o número - sem necessidade de diferenciar entre quem é cliente ou não? Especialmente se insistem em tratar não-clientes como supostos clientes?

... Como se já não bastassem os SMS de spam que nem sequer indicam como parar de os receber (algo que me parece que vai contra as regras da ANACOM)...

6 comentários:

  1. Porque assim, sabendo os que não são clientes, é mais fácil inseri-los numa base de dados de onde poderão ir buscar os contactos para efeitos de marketing....

    ResponderEliminar
  2. E a ANACOM nao faz nada?

    ResponderEliminar
  3. Carlos, a página é partilhada entres cliente MEO e para não clientes MEO..
    Usando a 2ª opção não funciona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-me aquela mensagem que se vê no screenshot.

      Eliminar
  4. É possível a inscrição na lista Robinson. A lista Robinson ou lista de oposição é uma lista de pessoas que não desejam receber ofertas comerciais, propaganda ou publicidade por carta ou por telefone.
    Em Portugal, a lista Robinson é administrada pela Associação de Marketing Directo (AMD), sob a supervisão da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD). No meu caso fiz download da minuta no site da AMD. No caso de receber algum contacto de publicidade "não pedida" basta fazer queixa à AMD ou CNPD que tratam de resolver o caso.
    Após ter feito este registo, fui contactado uma vez pela Cofidis, fiz queixa e resolveram tudo, tendo recebido inclusive um pedido de desculpas da Cofidis.

    ResponderEliminar
  5. a partir de maio do ano que vem com a lei da proteção de dados pode ser que melhore....

    ResponderEliminar