2017/10/26

Android 8.1 minimiza burn-in nos botões de navegação


A Google disse estar a investigar os relatos de burn-in no Pixel 2 XL, mas o "remédio" poderá surgir no próximo Android 8.1, que passa a fazer um efeito de fade-out nos botões de navegação.

Alguns utilizadores têm-se queixado que o ecrã POLED do Pixel 2 XL, fabricado pela LG, já começa a apresentar sinais de burn-in mesmo após uma única semana de utilização, levantado algumas preocupações quanto aos potenciais efeitos ao fim de meses ou anos de uso (no caso do ecrã OLED do Pixel 2 normal, fabricado pela Samsung, não se tem notado este mesmo desgaste acelerado).

Não sendo viável produzir e trocar ecrãs nestes smartphones, a solução da Google (e a única possível) passa por minimizar as situações que possam produzir o burn-in, aplicando um efeito de fade-out nos botões de navegação, que serão uma das partes mais críticas, apresentando de forma quase contínua os ditos botões - muitas vezes em situações de alto-contraste (botões brancos em fundo preto).


Obviamente que esta é uma situação de recurso que apenas vem "disfarçar" o problema... mas este continuará a manter-se e a fazer-se notar noutras partes do ecrã, como a barra de estados no topo, onde também são apresentadas informações de forma quase constante (relógio, nível da bateria, sinal WiFi/LTE, etc.) É algo que seguramente irá dar que falar daqui por mais alguns meses... e que poderá vir a estragar a reputação de um smartphone que se desejava que fosse uma referência de excelência a todos os níveis (e que tinha a obrigação de ser considerando o seu preço).

5 comentários:

  1. bem ja que sofre burn-in tenho uma sugestao: cortar o seu preço pela metade! Compraria um apesar de "tudo"

    ResponderEliminar
  2. O meu Galaxy S8 já tem várias zonas afetadas pelo burn-in em apenas 1 mês...

    ResponderEliminar
  3. Aumentaram os preços dos "flagships" e resolveram dar uns extras, como bónus...
    É lamentável que estas situações possam acontecer. Só vejo um Controlo de Qualidade sem nenhuma.
    Já não bastam os bugs dos OS...

    ResponderEliminar
  4. O pessoal que ainda deve ter as tochas e as forquilhas que quando o op5 apareceu tom gelly effect tem agora uma oportunidade para tirá las do armário....

    ResponderEliminar