2017/10/01

Boeing oferece $2 milhões a quem construir jetpack funcional


O sonho de voarmos pelos ares ao estilo super-homem parece não passar de moda, e a Boeing está disposta a investir 2 milhões de dólares a quem construir um jetpack funcional.

Há muitas décadas atrás o tema dos jetpacks ocupada grande porção do imaginário juvenil, sentimento que mais tarde foi revisitado -e re-popularizado- pelo filme The Rocketeer (em 1991). Mas, contrariamente ao que os jovens dos anos 50, 60 e 70 gostariam de imaginar, o final do milénio não veio acompanhado de carros voadores e jetpacks que nos deixariam voar individualmente para qualquer lado (bem... com as devidas excepções).

Bem, seja como for, há quem ache que se deve manter esse espírito vivo, para que seja capaz de inspirar novas gerações a atingirem esse objectivo. A Boeing criou o Go Fly Prize, que oferecerá um prémio de 2 milhões de dólares a quem demonstrar um dispositivo de voo pessoal, fácil de utilizar, capaz de descolar e aterrar verticalmente (ou próximo disso), seguro, ultra-compacto, e que tenha uma autonomia de 30km sem necessidade de reabastecimento ou recarregamento.

... Um conjunto de condições que nos parecem quase impossíveis de concretizar... mas, seguramente muitos terão dito o mesmo de irmos à Lua, ou da possibilidade de termos super-computadores no bolso com acesso a toda a informação do mundo, e outras tantas coisas que hoje já se consideram perfeitamente banais...


1 comentário:

  1. Esqueçam foguetes /(Mísseis), aprendam a controlar a gravidade vê voem e viajem se uso de combustíveis inflamáveis.

    ResponderEliminar