2017/10/29

Carros 100% autónomos em 2021 - diz CEO da Nvidia


A Nvidia tem feito grande aposta na produção do hardware para permitir a criação de veículos 100% autónomos, e o seu CEO disse acreditar que esses veículos chegarão às estradas num prazo máximo de quatro anos.

São palavras ambiciosas de Jensen Huang, mas também importa relembrar que a Nvidia tem também muito interesse em que tal aconteça, especialmente se dentro de cada um desses automóveis autónomos estiver um "cérebro digital" da Nvidia, garantindo a venda de milhões e milhões destes sistemas.

Por outro lado, há que relembrar que a realidade por vezes teima em atira um balde de água gelada aos sonhos e pretensões de alguns visionários. Por exemplo, Elon Musk tinha inicialmente prometido mostrar um dos seus automóveis a fazer uma viagem de costa a costa nos EUA sem que o condutor tocasse no volante, mas desde então já veio dizer que se calhar isso não iria ser possível por agora e que teria que ficar para mais tarde.

Quatro anos passam num instante e logo saberemos se por essa altura os carros autónomos já terão feito uma revolução nas estradas ao estilo das que os smartphones fizeram nos nossos bolsos. A mim parece-me que por essa altura, a haver carros 100% autónomos a circular nas estradas públicas, continuarão a estar restringidos a áreas bastante limitadas. Mas... ficaria muito contente por estar enganado e já haverem carros sem condutor a circularem por todo o lado! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)