2017/10/30

Chrome para Android já gere passwords

O sistema de gestão de passwords integrada no Chrome chega finalmente à versão Android.


Se são muito esquecidos, ou apenas por uma questão de comodidade, certamente já utilizam a funcionalidade de gravar as passwords no Chrome, para que quando regressarem a esse site ou serviço, o browser possa introduzir esses dados por vocês. Esta acção estava até agora reservada para o Chrome para Desktop, mas a última versão para Android também já permite a consulta das passwords. Há contudo uma diferença muito importante.

Esta acção estava até agora reservada para o Chrome para Desktop, mas a última versão para Android também já permite a consulta das passwords. Há contudo uma diferença muito importante.


No desktop, se por acaso quiserem ver qualquer uma das passwords guardadas, têm que se autenticar com a password da vossa conta. Já no Chrome para Android se acederem às definições da opção "gravar passwords", vão ter acesso directo às mesmas (caso tenham activado esta opção anteriormente) sem necessidade de qualquer autenticação adicional. Ou seja, passar o smartphone a um amigo mais "curioso" pode por em causa as passwords que tiverem guardadas no Chrome.

Assim sendo, fica desde já o aviso, se utilizam o Chrome para guardar as passwords, não se esqueçam de também dar uso aos sistemas de bloqueio do smartphone - ou até a adicionar o Chrome à lista de apps "restritas" que necessita de um código adicional para poder ser acedido (se o vosso smartphone o permitir fazer.)

2 comentários:

  1. Mais valia terem ficado quietos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais…
      É que mesmo desativando a opção, as palavras-passe já guardadas ficam lá na mesma! Falta de segurança brutalíssima.

      Eliminar