2017/10/29

Continental quer carros sem colunas de som


Ter um sistema sonoro de qualidade é algo que muitas pessoas não abdicam nos seus automóveis, mas a Continental está a propor algo que poderá parecer radical: retirar as colunas de som e transformar todo o interior do carro numa "coluna".

A Continental poderá ser uma empresa que mais se associa aos pneus dos automóveis, mas a verdade é que actua em muitas áreas, incluindo - como agora se vê - o som. O seu sistema Ac2ated Sound consiste na remoção das colunas de som tradicionais, e a sua substituição por transdutores que poderão transformar os painéis interiores do veículo "em colunas", produzindo as vibrações que geram o som.


O sistema é idêntico aos pequenos actuadores que são capazes de transformar mesas e janelas em "colunas", mas aqui com a condicionante de que, tradicionalmente, os painéis interiores dos automóveis são feitos em material concebido para absorver ruído e vibrações... o que vai contra o propósito de as gerar e transmitir (já para não falar da possibilidade de um passageiro se encostar ou apoiar na porta, afectando as vibrações geradas).

Talvez por isso a Continental diga que ainda demorará alguns anos até que o sistema esteja pronto para ser utilizado comercialmente, embora vá anunciando as suas vantagens desde já, como o facto de permitir poupar mais de 10kg relativamente à utilização de colunas convencionais.

Se será isso suficiente para convencer os condutores e passageiros que consideram o seu automóvel uma "cabine de som"... teremos que esperar para ver ouvir. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)