2017/10/08

Ford Mustang de 2018 vem com "modo silencioso" para não incomodar os vizinhos


Enquanto o mundo vai transitando para os veículos eléctricos silenciosos, a Ford também faz os possíveis para compatibilizar o rugido dos motores V8 com o civismo aconselhável no dia a dia.

Para o Mustang GT de 2018 a Ford implementou um sistema a que chama "Bom Vizinho" (tecnicamente consistindo no modo "Quiet Exhaust" e "Quiet Start") que permite reduzir o barulho do motor V8 dos 82dB para 72dB. Pode não parecer muito mas, considerando que se trata de uma escala logarítmica, equivale somente a fazer metade do barulho, o que será suficiente para não criar uma legião de inimigos entre a vizinhança sempre que chegam ou saem de casa.

Mais, o sistema permite que até se programa um horário durante o qual estará activo, pelo que os condutores poderão especificar que o arranque do carro às 7 da manhã seja feito em modo silencioso, mas que se for ao meio-dia já fará o característico barulho que irá fazer virar cabeças.

Goste-se ou odeie-se... é aproveitar enquanto podem, porque daqui por alguns anos este será o tipo de coisa que apenas existirá na memória dos "velhotes"; ou então, que será substituído por imitações sintetizadas aplicadas aos carros eléctricos silenciosos para que não sejam tão silenciosos por questões de segurança quando circulam junto dos peões.

1 comentário:

  1. Motores a combustíveis fósseis... isso é tão "ano passado"...

    ResponderEliminar