2017/10/27

Google lança Developer Preview do Android 8.1


Quando as marcas ainda estão a dar os primeiros passos no sentido de fazer chegar o Android 8 Oreo aos seus smartphones e tablets, eis que a Google já dá o passo seguinte com a disponibilização do Developer Preview do Android 8.1.

Como é habitual nestas situações, esta versão de desenvolvimento só vai estar disponível para um reduzido leque de equipamentos comercializados pela Google.

Os Nexus 5X, Nexus 6P, Pixel C, Google Pixel, Google Pixel XL, Google Pixel 2, e Google Pixel 2 XL, já têm a imagem disponível para instalação no site destinado a esse efeito.


A principal novidade neste Android 8.1 está na activação do co-processador Pixel Visual Core presente nos Pixel 2 e Pixel 2 XL. Esta versão intermédia apresenta um conjunto de alterações que vão ter influência na forma como os developers trabalham; por exemplo, ao nível das notificações, que passam a ter limite de um alerta por segundo por app.

A versão 8.1 apresenta ainda novidades relativamente ao Android Go, com várias optimizações a nível da memória. As apps vão passar a poder ser criadas tendo em conta os equipamentos onde vão correr, podendo o developer criar versões específicas para os equipamentos com pouca capacidade de memória RAM.

As redes neurais também foram alvo de atenção, com a Google a querer trazer a inteligência artificial para o Android. As Neural Networks API vão permitir um processamento mais rápido nos equipamentos com capacidade para tirar partido desta tecnologia. Fica aqui a dúvida, se a NPU que a Huawei disponibiliza no Kirin 970 vai ser capaz de tirar partido destas API...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)