2017/10/16

Google lança secção da "bateria" como app na Play Store


A Google há muito que tem vindo a "desprender" partes do sistema como apps que podem ser actualizadas separadamente através da Play Store, e agora é a vez de isso ser feito para a app que apresenta o estado da bateria e estimativa da sua duração.

É cada vez mais ridículo (para não dizer inaceitável) que as plataformas mobile não possam fazer actualizações e correcções a ritmo acelerado para coisas que são consideradas "do sistema". No caso do Android, há muito que a Google tem separado funcionalidades disponibilizadas via apps independentes, como já aconteceu com o Dialer, o teclado (GBoard), Google Assistant... e agora com a secção dedicada à bateria.

Funcionalmente e visualmente não há qualquer diferença face ao que os utilizadores dos Pixel e Nexus já têm nos settings, mas a diferença irá fazer-se notar da próxima vez que a Google decidir actualizar esta nova app e puder apresentar-nos novidades sem que se fique dependente de uma actualização OTA que obrigaria ao processo tradicional de actualização/instalação com reboot; e que agora será feita tal como se faz uma actualização de qualquer outra app.

A app "Device Health Services" só deverá estar disponível para utilizadores com smartphones Nexus e Pixel associados à sua conta, e mesmo assim poderá não aparecer a todos (no meu caso, mesmo tendo um Nexus 6, continua a dizer-me que não está disponível "no meu país"). Mas não é nada de grave... já sabemos que a Google gosta de demorar o seu tempo a fazer chegar as actualizações a todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)