2017/10/17

Google lança Security Checkup personalizado


A Google sabe o quanto é importante manter os seus utilizadores em segurança, e para isso lança uma versão melhorada do seu Security Checkup, que adopta um formato personalizado em função de cada utilizador.

O Security Checkup já está disponível há bastante tempo, mas até agora limitava-se a apresentar uma checklist estática de pontos a verificar, que era apresentada todos os utilizadores independentemente dos serviços que utilizavam e do tipo de uso que faziam deles. Nesta nova versão, a lista apresentada é feita especificamente para cada utilizador.

Por exemplo, um utilizador que não tenha a autenticação "2-step" activada poderá ver a sugestão para que o faça; enquanto outro que já tenha isso activado mas esteja a dar acesso à conta em serviços externos, poderá ver a recomendação para rever se esses serviços devem manter o acesso ou deverão ter essa permissão revogada. A funcionalidade é a mesma que estava disponível anteriormente, mas esta nova apresentação torna-se bastante mais natural para utilizadores de todos os níveis, incluindo os que anteriormente se pudessem sentir intimidados pela "lista de verificações" a seguir.

... Só é pena que, ao contrário do que aconteceu noutros anos, desta vez a Google já não nos ofereça alguns brindes pelo processo de completar este security checkup. Ainda cá tenho 4GB extra à custa dos bónus de 2GB dados em 2015 e 2016. Mas o ano de 2017 ainda não acabou... ainda há esperança de que a Google se possa sentir generosa... :)

1 comentário:

  1. Na Aplicação Gmail, tem a informação "Programador não validado".
    A sério Google...

    ResponderEliminar