2017/10/31

HomePod chega sem Spotify e com apps bastante restringidas


A resposta da Apple ao Amazon Echo e Google Home chega este Natal, mas os compradores iniciais do HomePod poderão ficar um pouco desapontado pelas suas capacidades.

Com um preço de 349 dólares, o HomePod da Apple aponta logo para o segmento superior, prometendo ser, antes de mais, uma "coluna de luxo" entre o segmento das colunas com assistentes digitais (embora a Google também já tenha anunciado o seu Google Home Max). O objectivo é ser uma forma de ter a Siri sempre à escuta, e para isso a Apple também precisa de tornar a utilização com a Siri e as suas funcionalidades mais apelativas.

Nos últimos anos a Apple tem vagarosamente aberto as possibilidades de integração de apps de terceiros com a Siri, e embora a Apple queira incentivar developers a criarem mais apps apropriadas para o HomePod via Siri, a verdade é que os developers ficarão bastante limitados, pois a Apple apenas permite a criação de apps em três categorias: apps de mensagens, de listas, e apontamentos.

Uma das consequências de tal limitação poderá ser "fatal", pois significa que os utilizadores não poderão usar o Spotify directamente no HomePod - embora o possam fazer com o Apple Music, obviamente. Sendo que mesmo nesse caso será necessário ter um iPhone ou iPad por perto para processar os comandos. Será também essa a solução para ouvir música do Spotify nesta coluna da Apple, abrindo a app de forma manual e usando o AirPlay 2 para transmitir o som para o HomePod (algo bastante mais "antiquado" do que aquilo que se pode fazer num Google Home, em que se pode pedir-lhe para ouvir música do Spotify, incluindo estilos, artistas, etc. sem necessidade de um smartphone por perto).

Não se pode dizer que seja inesperado ou sequer uma novidade. A Apple já tem tradição de lançar produtos com possibilidade de integração bastante limitadas, e depois ir ampliando o acesso dado aos utilizadores (como fez no tempo do multitasking, e também na Siri)... pelo que é mais que provável que ao longo dos próximos meses/anos, a Apple vá permitindo expandir a gama de actuação das apps com o HomePod.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)