2017/10/23

Lenovo K8 só recebe Android 8 em Junho de 2018

A Lenovo está a fazer um esforço para manter os seus smartphones actualizados, mas dá que pensar quando indica que a actualização para o mais recente Android 8 chegará quase um ano após o seu lançamento.


As actualizações são ainda um problema no mundo Android, com as responsabilidades desta situação a serem repartidas pela Google e OEM. A primeira tarda em disponibilizar um sistema que agilize o processo de desenvolvimento da actualização, já as diferentes marcas, estão longe de alocar os recursos necessários para garantir updates a tempo e horas.

O projecto Treble poderá ser empurrão que faltava, com a Google a tornar o Android mais modular, isolando as alterações feitas pelos fabricantes e operadores do sistema base. Desta forma, as actualizações poderão ser instaladas sem haver tantas interdependências, cada uma delas demorando o seu tempo e obrigando a inúmeros testes e certificações. Infelizmente, só a partir do Android 8 Oreo será possível começar a tirar partido deste novo processo de actualização, pelo que os smartphones com Android 7 não terão vida fácil.

Este é o caso do Lenovo K8, um smartphone que foi lançado em Agosto no mercado Indiano, o que para o mercado ocidental foi uma boa notícia, pois assim será possível ter este smartphone com um firmware alternativo ao distribuído no mercado chinês.


Se ter um Android minimamente actualizado é uma preocupação, devem ter em conta que o Lenovo K8 só irá receber o Android 8 Oreo em Junho/Julho de 2018, isto numa altura em que o próximo Android P já deverá estar em testes e a poucos meses do seu lançamento oficial.

Este é um caso de "copo meio cheio, meio vazio". Se por um lado este é um desempenho decepcionante por parte da Lenovo, temos também de considerar que há marcas que simplesmente não actualizam os seus terminais. Isto assumindo que, até lá, a Lenovo não muda de ideias e opta por focar os seus recursos noutros modelos que entretanto vierem a ser lançados...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)