2017/10/11

PornHub usa Inteligência Artificial para classificar os vídeos


A indústria do entretenimento para adultos tem estado regularmente na vanguarda da tecnologia, e mais uma vez volta a demonstrar essa apetência: desta vez para classificar actores e actrizes, e até o próprio estilo de cenas dentro de um mesmo vídeo.

Com cerca de 80 milhões de visitantes por dia, o PornHub é mais popular site do género na internet. Só que, manter esses visitantes satisfeitos não é tarefa fácil, obrigando a um exército de colaboradores que têm que ver todos os novos vídeos para os classificarem adequadamente: não só em termos de que actores e actrizes participam neles, mas também assinalando as diferentes "actividades" que podem ser vistas ao longo do vídeo.

Ora, se isto me parecia o tipo de tarefa que seria perfeitamente adequada ao crowdsourcing (onde podia ser pedido aos visitantes que contribuíssem com esse trabalho em troca de algum benefício simbólico) o site decidiu recorrer a uma técnica mais avançada: utilizar inteligência artificial para classificar os vídeos.

O sistema já foi aplicado a mais de 500 mil vídeos com resultados satisfatórios, sendo capaz de identificar os intervenientes, posições e até mais "atributos" relacionados com esta área do entretenimento; fazendo com que no início de 2018 o site planeie correr este sistema em todos os vídeos do seu imenso catálogo.

Em tempos passados brincávamos com a possibilidade de se poder perguntar a um computador para nos mostrar uma determinada cena de um filme baseado numa descrição como "duas pessoas a caminhar num jardim"; agora, isso torna-se real... embora aplicado a outro tipo de actividades e descrições. Seja como for, serve perfeitamente como indicador do que em breve se tornará possível em muitos outros serviços de vídeo, como o YouTube, ou até para catalogar os nossos próprios vídeos no Google Photos.

3 comentários:

  1. O YouTube já utiliza essa tecnologia.

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma coisa super complicada de fazer mas já existem bibliotecas que podemos usar para fazer algo parecido.

    https://pjreddie.com/darknet/yolo/

    Tenho estado a pensar em usar esta biblioteca em conjunto com o servidor Unifi da Ubiquiti para analisar as filmagens das cameras cctv. O único problema é falta de tempo.

    ResponderEliminar