2017/10/06

Smartphones Nokia vão ter bootloader desbloqueado

Depois de apelar ao público em geral com actualizações atempadas, a HMD/Nokia aproxima-se da comunidade de developers, desbloqueando os bootloaders nos seus smartphones.


A HMD está empenhada em relançar a marca Nokia como nome de referência nos smartphones. Neste momento a marca tem no mercado quatro smartphones Android, os Nokia 3, Nokia 5, Nokia 6 e o mais recente Nokia 8. Família que poderá crescer em breve com um Nokia 2 para a gama de entrada e de um Nokia 9 para o segmento de topo (o tal que chega, ou até supera, os 1000 euros).

As actualizações têm sido um aspecto que tem merecido a atenção da HMD e que se poderá revelar um forte trunfo para conquistar clientes; com a disponibilização de actualizações de forma atempada para a maioria dos modelos. A que se junta o compromisso de actualizar os quatro smartphones no mercado para o Android P, são uma boa demonstração do empenhamento da marca.



O facto de a Nokia estar disposta a desbloquear o bootloader dos seus smartphones é outro bom indicador, principalmente para todos aqueles que gostam de explorar os limites dos seus equipamentos. Dar ao utilizador a possibilidade de instalar um kernel modificado ou um novo firmware, é como abrir uma porta ao desenvolvimento de ROMs modificadas para estes smartphones Nokia, factor que também irá conquistar fãs entre a comunidade que se dedica a esse tipo de actividades - especialmente tendo em conta que a tendência dos fabricantes nos últimos anos tem sido dificultar cada vez mais mais o acesso a este tipo de operações (sempre com a desculpa da "segurança").

Veremos que tal resulta esta táctica a nível de vendas... mas pelo menos não se poderá criticar a "Nokia" por não estar a fazer tudo o que está ao seu alcance para agradar, tanto ao público em geral, como ao público mais geek.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)