2017/11/05

A louca aventura do teardown do iPhone X


Tal como era esperado, no dia de lançamento do iPhone X o site iFixit já tinha "dissecado" o mais recente topo de gama da Apple - no entanto, igualmente interessante é saber como o fizeram.

Os pontos mais marcantes do novo iPhone X são o recurso usar duas baterias e ter uma "motherboard" ainda mais compacta. Mas, os teardowns não servem apenas para saciar a curiosidade dos fãs e curiosos quanto ao que se esconde dentro de uma máquina que a maioria nunca se aventurará a abrir, ou sequer para servir de guia no caso de ser necessário fazer uma qualquer reparação... há todo um conjunto de efeitos que podem implicar milhões de dólares... ganhos, ou perdidos!

Anunciar que um iPhone contém no interior um componente da empresa "X" permite desde logo antever um lucro garantido para a mesma - especialmente se for uma empresa pequena ou pouco conhecida - assim como o abandono de certo componente de determinado fabricante, ou a sua troca por a de um concorrente pode ditar perdas imediatas para essa empresa.

Mas, para que tal seja feito, é preciso ter o equipamento nas mãos... e no caso do iPhone X... esse era o primeiro grande desafio!


Para ganhar algumas preciosas horas face ao lançamento na Europa e EUA, o iFixit criou um autêntico esquadrão de elite que viajou até à Austrália para tentar apanhar aquele que potencialmente seria o primeiro iPhone X a ser disponibilizado ao público. Mesmo com uma reserva feita havia sempre a possibilidade de um imprevisto, pelo que também tinham vários planos secundários preparados... incluindo a possibilidade de pagarem até $2000 para ficarem com um iPhone de alguém que conseguisse sair da loja com um.

Felizmente tal não veio a ser necessário e, fazendo-se de "despercebidos", a equipa estava na loja no momento da abertura mesmo com a sua reserva a dizer que só deveriam levantar o iPhone X cerca de hora e meia mais tarde. A aposta funcionou, sendo os segundos a entrar na loja, e os primeiros a sair com um iPhone X.


Depois foi a correria para o local onde iam levar a cabo a missão de destruir um dos primeiros iPhone X à solta no mundo... e esperando que a Apple não lhes dificultasse a vida com coisas como algum novo formato de parafusos, ou preencher o interior do iPhone X com cola ou qualquer novo composto que estragasse os planos... mas felizmente também aí tudo correu, e não demorou para que o teardown do iPhone X estivesse publicado, revelando todos os segredos do novo, e mais dispendioso iPhone da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)