2017/11/09

Altice Free Net&More dá 250MB em troca de publicidade no lock screen


A Altice aproveitou o Web Summit para apresentar um novo sistema de promoção de publicidade nos smartphones que tenta cativar o público com a oferta de dados móveis gratuitos.

Apresentando como sendo um sistema inovador (que se parece esquecer dos Kindle com publicidade que a Amazon vendia mais baratos) a ideia é tirar partido dos instantes que se passa a desbloquear os smartphones ao longo do dia - algo que no caso de muitos utilizadores ultrapassa a centena de vezes por dia.

Este Free Net&More fica disponível para clientes MEO e Moche com smartphones Android, que podem instalar esta app para trocarem o seu ecrã inicial de bloqueio por publicidade. Em troca, recebem 250MB grátis de 30 em 30 dias; sendo possível acumular mais pontos e dados em troca de outras acções como a instalação de apps sugeridas ou visualização de vídeos publicitários.

Não é que a ideia não seja interessante... mas numa análise rápida parece-me que as recompensas deixam bastante a desejar. Usando apenas os números fornecidos pela Altice, temos que esperam que o utilizador veja publicidade 100 vezes por dia ao longo de 30 dias, e oferecem 250MB por isso. Ora, isso resulta numa média de 83Kb por cada anúncio visualizado - se imaginarmos que a publicidade irá rodando de cada vez que se desbloqueia o smartphone, parece-me que os dados oferecidos nem serão suficientes para pagar o consumo extra de dados da própria publicidade que é apresentada!

É certo que poderá não ser o caso, se essa publicidade for descarregada apenas quando se tem WiFi, e ficar armazenada no smartphone para ir rodando sem gastar dados... mas ainda assim, e considerando que 250MB hoje em dia são manifestamente reduzidos... acho que esta solução teria sido bastante mais tentadora se fosse acompanhada por recompensas realmente interessantes... digamos, 1GB de dados, por exemplo. Esse já seria um número que já me levaria a considerar meter publicidade no lock screen... (para além de que me parece ser um erro limitar a utilização da app a clientes MEO e Moche... poderiam disponibilizar recompensas alternativas para utilizadores dos outros operadores, para fazerem chegar esta plataforma a mais "audiência").


Actualização (27/11): a Altice ouviu-nos; o Free Net&More passa a oferecer até 250MB por semana, o o que vai ao encontro da nossa sugestão de 1GB por mês! :)

4 comentários:

  1. 250MB??!?!
    Em que ano estamos, 1999?

    ResponderEliminar
  2. Ridículo... Mais do mesmo vindo destas operadoras....

    ResponderEliminar
  3. E pior que isso é que a contagem (ao contrário do que seria normal) começa do 0 (zero), ou seja para ganhar os primeiros 250 Mb, têm que passar um mês a ver anúncios. Até lá "népias"!

    ResponderEliminar
  4. Em relação aos dados que são gastos pela visualização dos anúncios, ganhamos como compensação 50 MB mensais, por isso mensalmente ganhá-se 300 MB e não 250 MB.

    ResponderEliminar