2017/11/25

Android ganha estimativa de bateria personalizadas


Enquanto não nos chega nenhum avanço revolucionário nas baterias resta-nos ir lidando com elas da melhor forma possível, e para isso a Google adicionou aos Pixel um novo sistema de estimativa que tem em conta o tipo de utilização dado por cada pessoa.

Em vez de se limitar a dar uma estimativa com base no consumo actual, como fazem (todos?) os smartphones Android no mercado, para os Pixel a Google recorreu a um sistema mais avançado - que bem se poderia enquadrar no tipo de melhorias proporcionada pela inteligência artificial que tantos fabricantes se apressam a incluir nos seus equipamentos. Ou seja, vez de fazer uma estimativa com base no momento, este novo sistema tem em consideração o padrão de utilização do smartphone ao longo dos dias e semanas.

Por exemplo, se um utilizador tem por hábito jogar um jogo ao final da tarde, em vez do smartphone apresentar uma autonomia exagerada por ter tido pouco uso ao início da tarde, poderá indicar uma estimativa mais realista, e até mostrando no gráfico o consumo de energia acrescido previsto para essa altura, em vez de nos apresentar uma previsão "recta" com um consumo fixo estimado.

Tecnicamente não é nada que não pudesse ser feito em qualquer smartphone, pelo que resta agora esperar que, depois desta estreia nos Pixel, este mesmo sistema possa vir a ser aplicado a todos os restantes Android (senão, seguramente não demorará para que alguém replique isso por outras vias...)

1 comentário: